Manual do calouro

Fala pessoal, sejam bem vindos calouros e calouras. É com grande prazer que nós, do CALIQ, em nome de todos os estudantes do curso de Química,viemos parabenizá-los por agora fazerem parte da comunidade UFSC Blumenau. Estão preparados para entrarem na melhor fase de suas vidas?

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das mais bem conceituadas universidades do Brasil e das Américas, então sintam-se orgulhosos por chegarem onde estão. A UFSC Blumenau está atualmente divida em dois prédios, uma sede administrativa e outra acadêmica. A sede acadêmica conta com um prédio de 4 andares que abriga a biblioteca e as salas de aula e um outro prédio onde estão localizados os laboratórios e auditório. A sede acadêmica fica localizada na Rua João Pessoa, 2750, Bairro Velha. Já a sade administrativa se localiza na Rua Pomerode, 710, Bairro Salto do Norte.

O curso de Licenciatura em Química visa formar profissionais para atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, organizar e usar laboratórios de Química, escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos, também apto a realizar estudos de pós-graduação e atuar como profissional da área (em consonância com a legislação vigente).

Esse manual tem como objetivo ajudar vocês com esse primeiro contato com a UFSC e a cidade de Blumenau. Uma nova etapa da vida de vocês está começando e ela será repleta de muito aprendizado, desafios, provas, trabalhos, relatórios, entre outras coisas.

Então vamos lá…

O que é o CALIQ?

O CALIQ, Centro Acadêmico de Licenciatura em Química, é o órgão responsável pela representação dos estudantes de Licenciatura em Química nas diversas instâncias dentro da universidade. Sua diretoria é composta por alguns estudantes do curso e seus objetivos visam a qualidade do ensino, juntamente com a aproximação entre alunos/professores/administradores, a construção do censo crítico dos estudantes e a luta pela efetivação e consolidação do curso e do câmpus universitário na cidade de Blumenau. Abaixo está a atual diretoria do CALIQ:

Da esquerda para a direita: Alex, Glausion, Susan, Caio, Gabriele, Thiago, Sthefany, Hiago, Maria, Ana, Enzo, Mariana, Darlei e Gabriela

Essas são algumas das pessoas que vocês podem procurar e que podem ajudar vocês no que precisarem. Não hesitem em nos procurar em caso de qualquer situação! Se liga nos nossos meios de comunicação:

Facebook: https://www.facebook.com/caliq.ufsc/
Site: http://caliq.blumenau.ufsc.br/
E-mail: caliq@contato.ufsc.br

Matrícula:

Essa é a parte mais importante de todo o processo inicial, a matrícula faz você se tornar oficialmente um estudante da Universidade Federal de Santa Catarina, mas fique atento aos prazos, tanto da matrícula online, como da presencial. Como o próprio nome já diz, a matrícula presencial será feita diretamente na cidade de Blumenau/SC, na sede acadêmica da UFSC. A relação dos documentos necessários e maiores informações podem ser obtidas aqui!

Matrícula feita, o que faço agora?

A partir desse momento, você é oficialmente um aluno da UFSC, mas antes de se preocupar com provas, trabalhos e relatórios você precisa se preocupar com onde vai morar, comer, se divertir, entre outras coisas.

Moradia: Situada no Vale do Itajaí, Blumenau é uma linda cidade, conhecida internacionalmente pela tradicional Oktoberfest a maior festa alemã das Américas. A cidade tem muito a oferecer, possuindo diversas opções de lazer e recreação, lugares para morar também não faltam.

Como mencionado anteriormente a UFSC localiza-se na Rua João Pessoa, 2750, Bairro Velha, sendo assim, um lugar para morar perto da UFSC facilita e muito a sua vida, e a economia com transporte pode ser usada na alimentação ou bebidas e festinhas (rs). Outra dica legal é morar perto do terminal da Proeb, que facilita sua ida a universidade e a redondeza é cheia de supermercados, lanchonetes, bares, festas e tudo o mais que alguém que quer levar uma vida boêmia tem direito. A UFSC Blumenau também possui um grupo de classificados no Facebook e outra dica é o site de classificados da Furb, ambos sendo uma boa opção para achar algum lugar para morar. Blumenau possui também uma série de imobiliárias, basta pesquisar no Google e entrar em contato com alguma. Veja os links para os classificados e algumas dicas de imobiliárias:

Classificados UFSC: https://www.facebook.com/groups/1589502147941185/
Classificados Furb: http://www.furb.br/web/2454/servicos/classificados-furb/moradia
Abelardo Imóveis: http://www.abelardoimoveis.com.br/
Pillar Imóveis: http://www.pillarimoveis.com.br/

Transporte: Para quem não mora perto UFSC (ou não gosta muito de andar), Blumenau conta com um transporte coletivo razoável, já que está passando por adequações: nos últimos meses o antigo consórcio que administrava o transporte foi destituído e uma nova empresa temporária assumiu. Blumenau conta com seis terminais urbanos (Aterro, Fortaleza, Fonte, Proeb, Velha e Garcia), sendo o mais próximo da UFSC o da Proeb (cerca de 3 km da universidade). Se você pretende vir de ônibus para a universidade, você pode pegar as seguintes linhas para chegar até a universidade:

30 (Troncal – Via Gov. Jorge Lacerda) e 31 (Troncal – Rua dos Caçadores)

Saída
Parada
UFSC
Destino
Terminal da Fonte
Terminal da Proeb
Ponto da Caixa Econômica Federal
Terminal da Velha

901 (Circular – Divinópolis) e 707 (Circular – Concordia)

Saida
UFSC
Destino
Terminal da Proeb
Ponto da Caixa Econômica Federal
Bairro Divinópolis ou Concordia

No caso dos Troncais o sentido contrário também acontece:

Saída
UFSC
Parada
Destino
Terminal da Velha
Ponto depois do Restaurante Manjericão
Terminal da Proeb
Terminal da Fonte

Os horários podem ser consultados no site do Seterb ou em alguns aplicativos como o MovelBus, o Vai de Ônibus? Blumenau e o Moovit, sendo que este último, além de mostrar a linha que você deve usar para um determinado trajeto, indica o ponto em que você deve descer.

Site da Seterb: http://www.seterb.sc.gov.br/horarioonibus/wpconsultainicial.aspx

Benefícios que UFSC oferece aos estudantes

Nosso câmpus ainda não possui um restaurante universitário e, assim, os estudantes recebem uma quantia em dinheiro para que possam se alimentar, sendo em torno de R$ 10,50 por dia letivo e geralmente ficando em torno de R$ 210,00 mensais. Esse é um beneficio que todos os estudantes matriculados e que comparecem regularmente recebem, mas além deste existem outros, os quais podem ser solicitados pelos estudantes, como auxilio moradia, bolsa estudantil e isenção do RU. Maiores informações podem ser encontradas no site da UFSC na parte que trata da Assistência Estudantil (veja abaixo). Vale lembrar que tudo acontece por meio de editais e prazos que devem ser seguidos, então, para maiores informações fiquem de olho no site de Editais da PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis).

Assistência Estudantil: http://blumenau.ufsc.br/assistencia/
Editais da PRAE: http://prae.ufsc.br/editais-2/

Dicas para o decorrer do semestre

  • Não se atrase ou falte sem motivos:

A primeira semana é fundamental na vida dos calouros, não apenas pelo fato de estar ingressando em um mundo acadêmico totalmente novo ou por conhecer seus colegas veteranos. Se você, calouro, não tiver uma frequência equivalente a 75% na primeira semana, você corre sérios de perder a sua vaga na universidade.

  • Seriedade é fundamental:

A universidade, assim como a vida acadêmica, traz consigo uma série de responsabilidades. Prazos, metas, provas, trabalhos, relatórios, entre outras coisas que vão demandar, além de tempo e empenho, muita seriedade. A média estabelecida na UFSC é a nota 6, mas que para alcançar esta nota é necessário determinação e estudo.

  • Novas amizades são importantes:

Sabemos que a universidade é algo novo para vocês, mas é super importante que socializem com seus colegas, que estabeleçam laços de amizade, afinal, são esses os colegas que vão acompanhar vocês nessa jornada. Veterano não é nenhum ser de outro mundo com o qual vocês não podem falar, assim como o pessoal dos outros cursos. Qualquer coisa é só parar alguém no corredor e perguntar. Todos que estão ali já passaram pelas mesmas dúvidas e situações que vocês.

  • Atenção com as datas:

Além de se preocupar com as datas de provas e trabalhos, cuidado com as datas que você marca para as viagens. Oficialmente as atividades letivas no câmpus Blumenau se encerram no dia 08 de dezembro, ou seja, até essa data os professores ainda podem solicitar avalizações e trabalhos. Muitos estudantes acabam marcando suas viagens achando que na última semana o professor não vai  mais fazer nada, porém, cuidado, pessoas já reprovaram por não se ater a esse detalhe. Acompanhe o Calendário Acadêmico UFSC 2017 aqui!

Chegamos ao fim desse manual, esperamos que tenha sido útil para auxiliar e clarear as ideias de vocês. O CALIQ deseja a vocês um ótimo semestre, e que vocês aproveitem muito essa etapa tão importante da vida de vocês.